terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Gratidão - A chave que abre o coração de Deus




"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7

Já entramos na contagem regressiva para o próximo ano. Muitas pessoas ao escrever datas já nem mencionam mais o ano de 2014, pois já estão com o pensamento em 2015. Nessa época as listas com projetos e metas a serem alcançadas no ano que virá são muito comuns, muitos começam o planejamento para viver um ano com mais tranquilidade e com mais conquistas. E assim enchemos os nossos corações de esperança e se o ano que se encerra foi considerado trágico então, aí é que aumentam as expectativas para o ano seguinte. O post de hoje quer falar com você que está com caneta e papel na mão para fazer sua lista de 2015. Antes de apresentar seus pedidos a Deus vamos falar de uma coisa que muito agrada ao Senhor: a gratidão.   

A gratidão muda o cenário de nossas vidas. Sem gratidão buscamos as realizações com um coração vazio, pois se não sabemos ser grato ao que temos como sentiremos motivados a alcançar novidades em nossas vidas. Se formos ingratos reclamando do que nos falta e do quão pouco temos, não teremos alegria e viveremos frustrados. A frustração tapa os olhos e impede-nos de contemplar as bênçãos de Deus em nossas vidas. E então não podemos tomar posse daquilo que não reconhecemos. A gratidão é a chave que abre o coração de Deus, um coração onde habita a ingratidão entristece o coração do Senhor e bloqueia as bênçãos em nossa vida, afinal, porque Deus daria mais uma benção em sua vida só para você ter mais um motivo para murmurar? “Em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus” (I Tessalonicenses 5:18). Deus ama ver em Seus filhos atitudes de gratidão.    

O meu apostolo Sérgio Paulo Guimarães em suas ministrações sobre gratidão conta uma história de uma de suas viagens a Israel. Sempre que ele viaja à terra de Jesus ele traz lembrancinhas para presentear alguns irmãos que não puderam ir. Quando ele entrega um chaveirinho como presente da viagem, algumas pessoas recebem e mostram-se insatisfeitas pela simplicidade do presente, chegam a  esboçar um sorriso “meia boca”, e um muito obrigado muito “chocho”, como dizem em minha terra. Já outras, antes mesmo de saber qual é o presente já agradecem pelo simples fato de ter sido lembradas, e vendo então que se trata de um chaveiro já começa a glorificar a Deus profetizando a casa própria ou um carro novo. Qual desses dois perfis de pessoas o apóstolo lembrará em sua próxima viagem? Como ele mesmo diz: “Quem celebra tem direito a retorno”. O nome disso é gratidão. Quando Deus vê que apreciamos verdadeiramente e somos gratos pelas grandes e pequenas coisas, Ele se inclina a nos abençoar ainda mais.     

Temos mais facilidade em pedir do que em agradecer. As orações de petições superam as de ações de graças, a dedicação com jejuns com a finalidade de se obter uma bênção é mais comum do que a dedicação com jejuns de gratidão. No livro de Filipenses 4:6 está escrito “Não estejais inquietos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica com ação de graças”. Inicie suas orações agradecendo, são tantos os motivos para agradecer, o fôlego de vida, a saúde, a misericórdia de Deus que não nos deixa ser consumidos, a Sua maravilhosa graça que nos permite ter aquilo do qual não somos merecedores, o Seu amor, e a própria salvação. Independente do que formos pedir as ações de graças devem sempre vir primeiro.

Convido lhe a um desafio no último dia do ano, antes de celebrar o ano que virá agradeça ao Senhor pelo ano que passou. Liste 12 motivos de agradecimento por coisas que lhe aconteceu neste ano de 2014 (se quiser pode colocar mais, só não pode ser um número inferior a este). Se você tiver dificuldades em demonstrar gratidão terá dificuldades em fazer esta lista, mas não se preocupe peça ao Senhor que lhe faça enxergar o que houve de melhor este ano em sua vida, liste tudo, até mesmo as provações, coisas que lhe trouxeram crescimento, amadurecimento e por fim as conquistas ou bens adquiridos. E comprometa-se a passar o último dia do ano sem pronunciar uma palavra de murmuração em todas as situações seja ela qual for. Diga sempre palavras de gratidão e não de reclamação. Parece ser um exercício simples, porém muito desafiador, pois dependendo da sua conduta, ele lhe causará desconforto nos primeiros momentos, mas não desista, só há mudança quando há confrontos internos. Se você estender este exercício por mais uma semana verá um resultado surpreendente. Você se tornará extravagantemente grato e verá sua intimidade com o Senhor aumentar enquanto Ele derramará bênçãos maiores em sua vida. Seu senso de realização pessoal está relacionado à sua motivação pelas conquistas que já teve em sua vida. Se você não honrar e agradecer ao Senhor pelo que tem não multiplicará e não frutificará, pois essas são as recompensas de quem tem um coração grato. Não importa se foram grandes ou pequenas as conquistas deste ano, finalize-o agradecendo, e somente depois apresente ao Senhor suas petições e celebre o ano que virá e então poderá ouvir do Senhor: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do Seu Senhor!” (Mateus 25:21) Alegria, realização e prosperidade estão diretamente relacionadas a gratidão, e são essas as bênçãos que o Senhor tem guardado para você neste ano que se iniciará.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário